Urologia - Urologista

O urologista é o responsável por diagnosticar e tratar doenças do sistema urinário, que inclui órgãos, como a bexiga e os rins, e canais, como a uretra e os ureteres. Para problemas desse tipo, tanto homens quanto mulheres devem procurar o profissional.

O urologista também é habilitado para cuidar do sistema reprodutor masculino, que inclui a próstata, testículo, pênis, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos. Ademais, esse médico também é responsável por realizar diagnósticos e tratar problemas relacionados às adrenais, também chamadas de glândulas suprarrenais, que produzem hormônios importantes como a adrenalina e o cortisol.

Como destaque, a urologia tem um papel de relevância para a saúde dos homens, pois realiza exames preventivos essenciais, como o exame da próstata, indispensável no check-up anual para diagnosticar de maneira precoce um câncer na região.

Para os homens com mais de 50 anos, no mínimo uma consulta por ano com o médico urologista é indispensável para realizar uma bateria completa de exames preventivos, especialmente quando se trata do câncer de próstata. Com todos os cuidados e com foco sempre em prevenção, a sua saúde ficará em dia!

Ao todo, as responsabilidades do urologista incluem diagnosticar e estabelecer o tratamento mais adequado para cada pessoa em relação às doenças urológicas e genitais. Dessa forma, ele garante a recuperação mais rápida, com o restabelecimento da saúde e qualidade de vida do paciente.

Quais doenças são tratadas pela Urologia?

Entre os problemas que podem acometer tanto homens quanto mulheres em todas as idades estão:

  • infecções urinárias, como a cistite e a pielonefrite;
  • inflamações;
  • tumores benignos ou malignos (câncer);
  • cálculos renais, as famosas pedras no rim;
  • incontinência ou obstrução do fluxo urinário.

Para os homens, o urologista identifica e trata problemas como:

  • infertilidade;
  • ejaculação precoce;
  • impotência sexual;
  • DSTs;
  • fimose;
  • curvatura peniana;
  • câncer que acomete o sistema reprodutor masculino.

Que sinais indicam a necessidade de procurar um urologista?

A maioria das pessoas não sabe como identificar situações em que a procura pelo médico urologista é essencial.

Dor abdominal

Sentir dores abdominais não é algo normal e, dependendo da região acometida, pode indicar infecções, cálculos renais, tumores e outros problemas.

Dor lombar

A dor na região lombar é um sinal de problemas no rim, que pode ser um cálculo, pielonefrite ou tumores.

Dor no pênis

Na grande maioria das vezes, sentir dor no pênis indica uma infecção urinária, mais especificamente na uretra.

Dor nos testículos ou epidídimo

Essas dores ocorrem em casos de inflamações, cistos, tumores, varicocele e outros problemas na bolsa escrotal.

Sintomas urinários

Esses sintomas incluem o aumento da frequência urinária, dor ao urinar, gotejamento, incontinência e intermitência urinária, sangue na urina, diminuição do fluxo urinário e aumento do número de vezes que é preciso ir ao banheiro à noite. Eles são indicativos de infecção, inflamação, tumores e lesões renais.

Sintomas relacionados aos órgãos sexuais masculinos

Esses incluem ejaculação precoce, ausência de orgasmo, impotência, perda de libido, dores durante as relações sexuais, corrimentos, sangue no esperma e verrugas penianas, os quais indicam infecções e problemas no sistema reprodutor.

Compartilhe!

CLIQUE NO BOTÃO E AGENDE  A SUA CONSULTA OU TIRE UMA DÚVIDA