Psicologia

É a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais.

Destrinchamos abaixo algumas vertentes da psicologia e seus pressupostos básicos:

Psicanálise

O principal precursor da psicanálise foi Freud, que inicialmente utilizava a hipnose para tratar os seus pacientes. Após perceber que a técnica possuía algumas falhas, o médico neurologista adotou o sistema de associação livre, que consiste em falar tudo que vier a mente, sem pudores.

Uma das abordagens mais estudadas durante a graduação, a psicanálise é conhecida como um processo de autoconhecimento.

Behaviorismo

Designado também como comportamentalismo, como o próprio nome sugere, os especialistas desta escola focam principalmente no comportamento.

Para eles, os estímulos externos influenciam e definem as reações dos indivíduos. Palavras como condicionamento e meio/ambiente são expressões chaves para os seguidores desta vertente. Como já dizia alguns sábios, “o homem é o produto do meio”.

Gestalt

A psicologia da Boa Forma ou psicologia Gestalt é uma vertente que busca motivos lógicos e racionais para explicar a condição psicológica do indivíduo.

É baseada, principalmente, na percepção humana. Para os adeptos desta abordagem, os fenômenos são uma totalidade organizada.

Isto é, segundo os estudiosos da área, o conjunto não é constituído apenas da soma dos elementos, mas sim de um processo de organização mental.

Formação holística

Todas em uma só. Assim é a abordagem holística, que compreende o conhecimento de várias vertentes da psicologia.

Contemplando uma visão mais ampla, os psicólogos com formação holística analisam a situação na sua totalidade, tratando cada indivíduo da acordo com suas necessidades e particularidades.

Além de conhecer detalhadamente cada abordagem, o profissional precisa entender que não existe conceitualmente um enfoque correto ou errado, mas sim aquele que mais se aproxima das suas concepções e visões sobre o homem e sua relação com o mundo.

Compartilhe!

CLIQUE NO BOTÃO E AGENDE  A SUA CONSULTA OU TIRE UMA DÚVIDA