Geriatria
O médico geriatra atende o idoso, diferenciando as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de envelhecimento, das alterações decorrentes de doenças nessa fase da vida.
Além do tratamento de patologias, o geriatra também poderá orientar formas de prevenir o surgimento de doenças, bem como ajudar a obter um envelhecimento saudável. Além disso, o acompanhamento pelo geriatra é uma boa opção para idosos que são tratados por diversos médicos de várias especialidades - esse especialista é capaz de compreender melhor as alterações na estrutura do corpo e o metabolismo do organismo do idoso.
Qual a idade para ir ao geriatra?
A idade recomendada para ir ao geriatra é a partir dos 60 anos - no entanto, muitas pessoas buscam consultar-se com este médico mesmo antes, com 30, 40 ou 50 anos, principalmente para prevenir os problemas da terceira idade.
Assim, poderá se consultar com o geriatra: o adulto saudável, para tratar e prevenir doenças; o idoso saudável, para manutenção do bem-estar; o idoso enfermo, para investigação e tratamento.
As principais doenças que o geriatra pode tratar incluem:
- Doenças cardiovasculares, como pressão alta, diabetes e colesterol alto;
- Doenças que causam perda do equilíbrio ou dificuldades nos movimentos, como Parkinson, tremor essencial e perda da massa muscular;
- Instabilidade da postura e quedas.
- Demências, que causam alterações na memória e na cognição
- Depressão;
- Confusão mental, chamada de delirium.
- Incontinência urinária;
- Osteoporose;
- Complicações pelo uso de medicamentos inapropriados para a idade ou em excesso, situação chamada de Iatrogenia.
O geriatra também está apto para realizar o tratamento dos idosos que têm doenças que não têm cura, através de cuidados paliativos.